Contato Anuncie Loja Baixar Distribuidoras Selos Artistas Clipping Assessoria de Imprensa Quem Somos Serviços Agência Home Notícias Joao Duarte J.Duarte Design www.jduartedesign.com
Resenha: debut álbum do The Cross começa a despontar no cenário extremo nacional

Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Whiplash

Por Fabio Pitombeira

Nota: 09.0/10.0

Apesar de ser a primeira banda de Doom Metal do Brasil, tendo iniciado sua carreira no final dos anos oitenta, apenas agora, em 2017, o THE CROSS se lança no mercado através da Eternal Hatred Records, com seu debut álbum homônimo. Se compararmos este aqui com o EP “Flames Through Priests”, lançado em 2016, a evolução é gritante. Desde a competente produção no Revolusom Studios, até as composições e, principalmente, a atuação dos seus músicos.

“The Cross” é indicado para um nicho muito específico de fãs, mas isso não tira em nenhum momento a relevância deste disco, muito pelo contrário. Ou seja, se você é fã do Black Sabbath, vai encontrar as portas abertas aqui. Os fãs do Trouble, Ahab, Isole, Solstice, Swallow The Sun e Solitude Aeturnus também se sentirão em casa, pois o THE CROSS bebe de todas estas referências para moldar o seu som. O vocalista Eduardo Slayer, único membro da formação original, dá as cartas com uma atuação sorumbática e muito bem encaixada em todas as canções. Além dele, o guitarrista Felipe Sá é o encarregado de estabelecer bases frias, contrastadas com melodias carregadas de densidade, garantindo assim todo o clima que um trabalho voltado para o Doom precisa ter.

Como destaques do CD gostei bastante de “The Last Prayer”, “Resquiat In Pace” (esta em memória do seu falecido guitarrista Elly Brandão), “House Of Suffering” e “Poe’s Silence”, esta última provavelmente a melhor do trabalho. Este registro vale como uma espécie de documento histórico da nossa cena underground nacional, o que por si só já vale o investimento! Espero, apenas, que os seus próximos trabalhos não tardem a ser lançados, principalmente agora que contam com uma grande gravadora no Brasil.