A longeva banda baiana ORGANOCLORADOS lança clipe, Single e faz um show especial para promover o álbum “Dreams and Falls”.
O mês de julho é tradicionalmente marcado pelas homenagens ao Rock e a banda baiana ORGANOCLORADOS preparou uma programação especial para comemorar essa passagem e homenagear e o gênero musical. Unindo o clima de celebração com fãs e público em geral e a energia das novidades, além de lançar um clipe inédito e um novo Single de músicas que fazem parte do álbum “Dreams and Falls”, lançado no primeiro semestre de 2025, o grupo realizou um show especial.
Clipe Inédito:
Exatamente no Dia Mundial do Rock (13/07), a ORGANOCLORADOS lançou o clipe da música “Days and Roses”, uma das mais dançantes, poéticas e envolventes faixas do impactante e recém-lançado álbum “Dreams and Falls”. Para a produção, as cenas com os integrantes da banda foram gravadas em uma locação particular, localizada na cidade de Alagoinhas, sob a direção de Artur W (guitarra e voz). Em sua edição, o vídeo também acrescentou e explorou imagens selecionadas de diversos colaboradores e carregadas de simbolismo. “O garimpo dessas imagens vinha sendo feito desde o ano passado, buscando a sintonia com a estética da melodia e da letra da canção, e ouvindo as opiniões dos integrantes da banda”, revela Artur W. O clipe foi produzido de forma totalmente independente, com recursos próprios, o apoio técnico de alguns amigos e algumas soluções engenhosas que viabilizaram certos efeitos.
Baterista desde 1990:
A época também marca um momento histórico para a trajetória da ORGANOCLORADOS: os 35 anos da entrada do baterista Joir Rocha, considerado um marco de consolidação para a banda e fundamental para tudo que aconteceu desde então. Ele assumiu oficialmente as baquetas em 17/07/1990, após ser indicado por André G (baixo) e receber o convite em uma reunião com todos da banda. Ao longo dos anos, Joir Rocha colaborou decisivamente para moldar a sonoridade densa e vigorosa que se tornou uma característica da ORGANOCLORADOS, combinando elementos do Pós-Punk com influências do Hard Rock, da música alternativa, experimental e regional, e até do Heavy Metal. “É mais do que uma data comemorativa. São décadas de amizade, resistência e paixão pela música. Fazer parte dessa história me orgulha muito”, afirma o baterista que também aprendeu as primeiras técnicas e a dominar o instrumento ao mesmo tempo em que ensaiava com a banda.
Single nas Plataforma:
Na sequência das novidades, na mesma data oficial da entrada de Joir na banda, foi lançado em mais de 150 plataformas de streaming o Single “Horses on the Streets”, terceira faixa do álbum “Dreams and Falls”. Esse lançamento inaugura a estratégia complementar de promoção pós lançamento do álbum, pois é a primeira vez que a banda lança um single extraído de um álbum recém-lançado.
Seis singles já haviam sido liberados previamente como forma de antecipar o disco, que reúne 12 canções autorais, todas em inglês. Guitarras que misturam Rock, Funk e Soul, acompanhadas de um baixo carregado de swing, uma bateria precisa e sonoridades de instrumentos de sopro. Segundo Artur W, o vocalista e um dos compositores, a canção que foi originalmente escrita em inglês “tem uma letra aparentemente divertida, repleta de imaginações, metáforas, mas na verdade reflete sobre temas como paralisia emocional, dependência psicológica e a dificuldade de se relacionar no mundo real, fora do interior de nossas próprias mentes”. Contrastes desse tipo são frequentes nas composições e arranjos desenvolvidos pela ORGANOCLORADOS, sendo uma das marcas de sua identidade. Ouça “Horses on the Streets” clicando aqui.
Evento Especial:
A celebração não para por aí. Logo no sábado seguinte (19/07), em um evento especial, a ORGANOCLORADOS realizou um show super especial na Galeria Thereza Lima, espaço cultural e casa de shows localizada em Alagoinhas. O repertório revisitou diferentes fases da banda, com clássicos do catálogo e apresentou releituras do Rock nacional e internacional. Mas o destaque mesmo ficou por conta das faixas do álbum “Dreams and Falls”, lançado em março deste ano, como forma de promover o trabalho que consolidou a presença do grupo nas plataformas digitais e ampliou seu público no Brasil e no exterior. O evento contou ainda com o show de abertura da banda Primeira Capital, que vem se destacando na cena da capital baiana com seu repertório dedicado à histórica banda Capital Inicial.
Três dias antes as reservas já estavam esgotadas e na manhã do dia do show a lista de espera contabilizava mais de cinquenta pessoas. Em resumo, casa lotada para uma noite inesquecível. O público foi caloroso e muito receptivo, interagindo, cantando, dançando e participando ativamente das dinâmicas, o que tornou a noite uma experiência de confraternização. A energia foi contagiante.
Com quase quatro décadas de trajetória e reconhecida como uma das bandas mais longevas e inventivas do cenário independente baiano, a ORGANOCLORADOS reforça com essas ações seu compromisso com a criação autoral e com a celebração de sua própria história. “Foi uma alegria imensa poder comemorar o Mês do Rock com um show especial, homenagear nosso irmão Joir e ainda compartilhar nossas produções com o público. Afinal, como a música sempre foi nossa linguagem de resistência, nada melhor do que transmitir ao máximo nossa mensagem”, conclui o baixista André G.
Para acompanhar as realizações e movimentos da ORGANOCLORADOS, siga os perfis nas mídias sociais e inscreva-se no canal do YouTube, clicando aqui.
Notícia mais antiga: PETER118: agregada ao cast da MS metal Agency Brasil »