Resenha: nova avaliação do debut álbum da Quantum Noctem pelo site Imprensa do Rock
Postado em 19/02/2024


Resenha de CD originalmente publicada pelo site Imprensa do Rock

Por Fernando Sales

Nota: 08.5/10.0

Idealizada e produzida pelo músico e compositor Matheus Maia, a QUANTUM NOCTEM chega ao seu álbum de estreia apresentando um competente Prog Metal. Não dá pra esquecer de nomes como Dream Theater e Symphony X para referenciá-la, até porque acredito que qualquer banda que siga por esta trilha, quase sempre, se espelha nestas duas. E aqui não é diferente.

O som da QUANTUM NOCTEM, contudo, é mais simplificado do que o Dream Theater e o Symphony X, mas não por limitações técnicas dos seus músicos, acredito que tenha sido algo planejado, em comum acordo com todos. Desta forma, “Utopia” se torna um trabalho mais fácil de ser assimilado, mas fácil de ser apreciado e muito mais fácil de ser compreendido. “Lack of Justice (Eletric Charge)” é um maravilhoso exemplo disso. A faixa cativa, tem o seu charme próprio, soa complexa, mas ao mesmo tempo não possui aquele emaranhado de notas em profusão, que costumam confundir mais do que divertir. Por sinal, excelente atuação do vocalista Victor Vitório! O cara manda muito bem na que mencionei, e em títulos como “Wheel of Destiny”, “Close Your Eyes” e “Time Machine”.

“Utopia” tem um excelente apelo visual e vai além, com uma produção muito convincente, assinada pelo baixista Matheus. Com tantos ingredientes, é difícil dar uma nota baixa para este trabalho. Como crítica, achei que ficou faltando o CD físico, que atualmente virou um artigo de luxo nas prateleiras dos colecionadores.

 
Categoria/Category: Clipping

TOP