Resenha de CD originalmente publicada pelo Portal do Inferno
Por Cesar Gomes Filho
Nota: 08.5/10.0
Contrariando os prognósticos mais pessimistas, o TROPA DE SHOCK continua ativo, atuante e lançando recorrentes álbuns de respeito. “Four Seasons of Darkness” é o novo passo da dupla Don (vocalista) e Marcio Minetto (baterista), que agora contam com outros músicos os acompanhando, para juntos entregarem um álbum pesado, raivoso e extremamente denso.
“The Circle of Spells” trazia uma banda mais positiva, até alegre demais em diversos momentos, mas aqui a coisa toda vai para outro rumo. “Four Seasons of Darkness” lida com um tema tenso, profundo e que se conecta com o tal aquecimento global que enfrentamos, mas que alguns teimam em dizer ser lenda urbana. Na estória, Gaia (A mãe natureza, caso você não saiba) se revolta contra a humanidade e procura se vingar, tendo as músicas servindo como verdadeiros episódios de um livro, escrito com sangue no lugar de tinta!
“New Era City” é a primeira e já denuncia a densidade que nos esperaria no decorrer das próximas canções. Posso estar enganado, mas acredito que o TROPA DE SHOCK mudou até a afinação, para que as estruturas musicais se conectassem com a dramaticidade da parte lírica. Don está usando e abusando dos tons mais altos, incluindo ai o uso de drives e linhas melódicas inusitadas, como na épica “Virus of Fall”. Aliás, essa última, com seus mais de sete minutos de duração nos presenteia com os melhores solos de toda a bolachinha. Nada como muitos anos de carreira, para deixar tudo afiado, não é mesmo?
“Four Seasons of Darkness” não é um álbum pessimista, mas ele se configura como sendo um título que destoa de toda a discografia do grupo paulista. Eu adorei os caras terem saído da sua zona de conforto, tentando novas sonoridades, texturas e camadas para serem inseridas no seu Heavy Metal Tradicional. Mais um lançamento com o padrão alto de qualidade da MS Metal Records, que poderá ser um dos carros chefe da gravadora!
Notícia mais antiga: Resenha: novo trabalho da Radicitus em destaque no Portal do Inferno »