Resenha de CD originalmente publicada pelo site Imprensa do Rock
Por Fernando Sales
Nota: 08.0/10.0
A veterana banda ETROS, formada em Guarulhos (SP) em 2013, finalmente chega ao seu tão sonhado debut álbum “Horizonte de Eventos”, trazendo consigo um Rock muito competente, calcado no modelo que era produzido no país nos anos 80 e 90. Produzido pelo experiente Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman), o material carrega sete faixas muito bem escritas e finalizadas, dentro de uma roupagem moderna, para agregar um novo tempero às suas influências.
“Horizonte de Eventos” conta com nove canções, todas elas em português, e que se propõem a serem extremamente comerciais, como o próprio estilo sugere. Foi neste ponto que a ETROS me pegou! Estes caras não se furtam de dizer ao que vieram, batem no peito, e buscam o reconhecimento de um público mais amplo, sem que ficassem presos a um nicho específico. Partindo desta premissa, os caras também souberam se inserir bem no mercado, tendo em vista que o nosso país carece de artistas que abracem o Rock brazuka, aquele mesmo que revelou nomes como Paralamas do Sucesso, Nenhum de Nós, Ira!, Legião Urbana e muitos outros.
Eduardo Oliveira, dentre os músicos, é o que merece destaque. Líder do projeto, o cara se sai muito bem cantando e tocando sua guitarra, além de ter sido responsável pela grande parte das composições encontradas em “Horizonte de Eventos”. E por falar em composições, poderia me estender bastante, falando de uma a uma, mas o texto ficaria muito extenso. Então, prefiro focar nas que mais gostei, que foram “Calabouço”, “Quisera Eu” e a melhor dentre todas, “Fábula de um Pensador”. Enquanto a primeira tem um clima mais denso, até pelo tema que ela aborda, a segunda já soa mais “despojada”. Mas, de fato, a melhor é “Fábula de um Pensador”, com uma letra que me tocou profundamente. Aconselho a prestar bem atenção nela!
A ETROS deu o seu melhor e maior passo na carreira, o que certamente culminará em mais e mais fãs chegando para a sua família. Pelo menos é isso que eu espero, já que os caras contam atualmente com uma das melhores e maiores equipes do Brasil, o pessoal da MS Metal. Espero ouvir falar em breve sobre os avanços desta banda, mas por enquanto vou ficar aqui curtindo “Horizonte de Eventos”, que por hoje já está de ótimo tamanho.
Notícia mais antiga: