Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Whiplash!
Por Fábio Pitombeira
Nota: 08.0/10.0
O primeiro trabalho solo do guitarrista carioca EDUARDO LIRA, “The First Concept Project”, é diversificado, agradável e pode agradar a um público mais amplo, apesar de ter sido concebido para um nicho muito específico. Álbuns instrumentais sofrem um pouco pela falta de voz, e na sua grande maioria, quem os entende são músicos ou aspirantes. Mas vamos com muita calma…
Lira escreveu um disco muito bem pensado, o que fica evidente nas participações especiais dos baixistas Andria Busic (Busic, ex-Dr. Sin), em “Sunrise”, e Felipe Andreoli (Angra) em “Catharsis”, chamando logo de cara um público heterogêneo, que consome Hard Rock e Power/Prog Metal, para prestar atenção em suas composições, e funciona. Sabendo extrair o máximo do seu instrumento, sem soar cansativo, o músico entretém até os mais leigos que buscam por novidades. Então, se prepare, pois aqui você vai encontrar de tudo um pouco. Desde Jazz e Fusion, passando pela MPB, Classic e Progressivo, até chegar no Metal.
EDUARDO LIRA começou muito bem sua carreira discográfica com este “The First Concept Project”, que está tendo uma incrível distribuição. A sua atual gravadora, inclusive, já nos prometeu seu segundo disco para o próximo semestre, então, ficamos ansiosos no aguardo de mais uma aula de versatilidade e técnica com brasileiro.