Resenha: segunda avaliação disponível do debut da Quantum Noctem
Postado em 14/12/2023


Resenha de CD originalmente publicada pelo portal Reidjou

Por Alex Viana

Nota: 09.5/10.0

A MS Metal Records já vem fazendo um trabalho de excelência na nossa cena, já tem mais de duas décadas. Através deste selo consegui conhecer bandas excelentes, que fatalmente passariam desapercebidas por mim, tendo em vista a quantidade de discos que saem a todo o tempo, nesta fase streaming do mercado. Dentro desta esfera está a QUANTUM NOCTEM, com seu primeiro álbum “Utopia”, que me revelou grandes surpresas.

O estilo proposto é o Metal de cunho progressivo, com inserções de bases, texturas e elementos modernos ao som. Tudo isso é muito bem vindo, tendo em vista que é a escola do seu líder e membro fundador o baixista Matheus Maia (ex-Hamen). Aliás, Matheus também assina a produção da bolachinha, que preferiu evidenciar o trabalho de cordas, tornando o produto “clean”, o que ocasionou numa maior facilidade de percepção de todos os detalhes de arranjos contidos aqui. Uma verdadeira aula de como se comportar atrás de uma mesa de som!

Eu não gosto de ficar citando essa ou aquela música, porque gosto de incentivar o leitor a escutar a obra completa. Contudo, é impossível passar indiferente a “Lack of Justice (Eletric Charge)”. A canção é complexa, contendo vários elementos de percussão, que trazem um tempero brasileiro a mais, ao contexto aqui apresentado. Ela, de fato, foi a que mais me impressionou, pelo fator imprevisibilidade. Ainda assim, reitero, escute “Utopia” na íntegra para ter uma experiência completa e que certamente vai agradar até aos ouvidos mais exigentes.

A QUANTUM NOCTEM está apenas no começo da sua trajetória e, com o suporte de uma das maiores agências do país, acredito que irão muito longe! Missão cumprida neste capítulo inicial, então espero que o direcionamento musical aqui proposto seja desenvolvido, aprimorado e maturado nos próximos trabalho. Já está na minha lista de melhores do ano.

 

 
Categoria/Category: Clipping

TOP